Marcadores

terça-feira, 19 de setembro de 2017

Escorpião Imperador

Imagem atualizada. Foto tirada no Instituto Butantan.


Classificação:
Filo: Artrópodes
Classe: Arachnida
Ordem: Scorpiones
Família: Scorpionidae
Gênero: Pandinus
Espécie: Pandinus imperator

Esta espécie de escorpião é encontrada no oeste da África, mais precisamente no Congo, Nigéria, Togo, Serra Leoa e Gana. Seu habitat são as florestas úmidas e estuários. Também é encontrado no interior de habitações humanas.
É um dos maiores escorpiões do mundo, medindo cerca de 20 centímetros. É um animal noturno. Diferente da maioria dos escorpiões, não mata suas presas com o veneno, mas com golpes de suas fortes pinças. Alimenta-se basicamente de insetos. Ocasionalmente, come pequenos vertebrados. Não é um animal agressivo.
A reprodução pode ocorrer durante todo o ano. O macho corteja a fêmea, segurando em suas pinças e realizando uma espécie de “dança”. Durante essa “dança”, a fêmea é fertilizada. A mãe dá à luz de 10 a 12 filhotes, após um período de gestação de cerca de nove meses. Os filhotes são carregados nas costas da mãe até que se tornem independentes, após alguns meses. As fêmeas tornam-se  particularmente agressivas, durante o período em que cuidam dos filhotes. Tornam-se adultos com 4 anos de idade.  A expectativa de vida, em cativeiro, é de 5 a 8 anos. Vive um pouco menos em liberdade.
O veneno do escorpião imperador não é fatal para a maioria dos seres humanos. Porém, caso a pessoa seja alérgica, pode morrer se for picada. É muito apreciado como animal de estimação, devido à sua docilidade. Não está ameaçado de extinção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário