Marcadores

segunda-feira, 1 de maio de 2017

Équidna de Focinho Curto

Imagem retirada de "O Mundo dos Animais", Editora Nova Cultural

Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Mamíferos
Ordem: Monotremata
Família: Tachyglossidae
Gênero: Tachyglossus
Espécie: Tachyglossus aculeatus

A exemplo do ornitorrinco, a équidna é um mamífero que põe ovos. É encontrada na Austrália e na Tasmânia. Seu habitat são as florestas, montanhas, desertos e áreas cultivadas.
Seu corpo é coberto por espinhos que constituem uma ótima proteção contra inimigos naturais. Possui fortes garras com as quais pode facilmente cavar buracos. A équidna tem hábitos noturnos. Durante o dia, fica escondida no interior de tocas cavadas na terra. Usa sua língua comprida e pegajosa para capturar seu alimento, que inclui formigas e cupins. Hiberna em uma toca, do início do outono até o final da primavera.
A reprodução ocorre de junho a agosto. A fêmea é cortejada por vários machos durante essa época. Porém, forma casais fixos durante o período reprodutivo. A fêmea põe um único ovo que é incubado em uma pequena bolsa no abdomen. Após 7 a 11 dias, o filhote nasce e fica protegido dentro da bolsa abdominal. Ele lambe o leite produzido por glândulas no interior da bolsa. O filhote torna-se independente com cerca de 6 meses de vida, tornando-se adulto com um ano e meio de idade. A expectativa de vida é de 45 anos.
A équidna de focinho curto não está ameaçada de extinção.

Curiosidades:

  • De acordo com lendas dos nativos aborígeres da Austrália, um guerreiro havia traído sua tribo e foi perseguido pelos ex-companheiros. O guerreiro levou várias flechadas e ficou com o corpo coberto de flechas. Escondendo-se em um buraco, dormiu. Quando acordou, tinha se transformado em uma équidna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário