Marcadores

sábado, 11 de março de 2017

Morsa

Imagem retirada da Internet

Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Mamíferos
Ordem: Carnivora
Família: Odobenidae
Gênero: Odobenus
Espécie: Odobenus rosmarus

Este mamífero marinho é encontrado nas Regiões Árticas. Seu habitat são as grandes "ilhas de gelo" dessas regiões.
A morsa é muito conhecida pelas suas longas presas voltadas para baixo. É um animal bem adaptado ao ambiente ártico. Possui uma grossa camada de gordura que a protege do frio. Utiliza-se de suas presas como apoio para se deslocar para fora d'água e para desalojar algumas de suas presas do fundo do mar. Alimenta-se de moluscos e outros pequenos animais que vivem no fundo arenoso. Desloca-se com dificuldade em terra, mas é uma ótima nadadora. A morsa estabelece uma hierarquia entre os outros animais de sua espécie. Os animais maiores e mais fortes tendem a estar nos pontos mais altos desta hierarquia.
Acasala-se uma vez a cada dois ou três anos. A reprodução normalmente ocorre de janeiro a abril. Nesta época, os machos lutam ferozmente pelo direito de acasalar com as fêmeas. Um macho pode se acasalar com várias fêmeas. Cada fêmea dá à luz a apenas um filhote, num período gestacional de 15 meses. O filhote é cuidado pela mãe até os 3 anos de idade, tornando-se adulto por volta dos 7 anos. A expectativa de vida é de 30 a 40 anos.
A morsa já foi muito caçada por sua pele, gordura, ossos e presas. Hoje é uma espécie protegida, não estando em risco de extinção.

Curiosidades:
  • No filme "Como se Fosse a Primeira Vez"("50 First Dates", no original), o ator Adam Sandler interpreta o veterinário de animais marinhos Henry. O melhor é amigo de Henry é uma morsa macho. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário