Marcadores

domingo, 25 de setembro de 2016

Tarântula Mexicana

Imagem atualizada.
Para ler sobre um parente próximo, clique aqui.

Imagem retirada de "O Fascinante Mundo Animal", IMP Online

Classificação:
Filo: Artópodes
Classe: Arachnida
Ordem: Araneae
Família: Theraphosidae
Gênero: Brachypelma
Espécie: Brachypelma smithi

Como o nome popular sugere, esta aranha é endêmica do México. Seu habitat são os desertos, matagais e florestas tropicais.
 É um animal solitário. Fica escondida em buracos em rochas ou na base de plantas espinhosas como os cactos. Normalmente, não é agressiva. Expõe seus pelos quando está em posição de defesa. Alimenta-se de insetos, rãs e ratos. É um predador de emboscada. Sente que a presa se aproxima porque é muito sensível a vibrações no solo. Quando a presa se aproxima, sai do buraco em que está escondida e segura a vítima com suas patas.
Reproduz-se na estação chuvosa, de julho a outubro. O acasalamento ocorre dentro da toca da fêmea. São postos de 200 a 400 ovos, numa bolsa de seda construída pela fêmea. O período de incubação é de 1 a 3 meses. Os filhotes passam cerca de duas semanas com a mãe, tornando-se independentes aos 12 a 16 dias de idade. O crescimento é lento, tornam-se adultos aos 4 ou 6 anos de idade. A longevidade é de 10 anos para os machos e 30 anos paras as fêmeas.
As tarântulas mexicanas são muito apreciadas como animais de estimação. Não estão ameaçadas de extinção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário