Marcadores

quarta-feira, 23 de março de 2016

Vespa crabro

Imagem atualizada.
Mais uma postagem da série "Animais Mascotes dos Esportes". A postagem de hoje representa o time estadunidense de basquete chamado "Charllote Hornets".
Imagem retirada de "O Fascinante Mundo Animal", IMP Online
Classificação:
Filo: Artrópodes
Classe: Insecta
Ordem: Hymenoptera
Família: Vespidae
Gênero: Vespa
Espécie: Vespa crabro

Originalmente, a Vespa crabro era uma espécie encontrada apenas na Europa, mas se espalhou pela Ásia e já chegou a países como o Japão. Foi introduzida no século XIX nos Estados Unidos.
Estudos recentes desmistificaram o fato da Vespa crabro ser extremamente agressiva. Na verdade, é um animal bem tímido e torna-se realmente agressiva apenas para defender o ninho e sua colônia. É um inseto predador. Alimenta-se de outros insetos, entre os quais, abelhas.
No mês de maio, fêmeas nascidas no outono do ano anterior acordam da hibernação e começam a procurar um local para formar uma nova colônia. Cada fêmea se torna uma rainha e funda sua própria colônia. Normalmente, constrói o ninho em árvores ou outras estruturas de madeira. Assim que começa a construir o ninho, também começa a pôr ovos, que darão origem a larvas, que serão primeiras operárias. Estas encarregarão de proteger a colônia e as próximas larvas que nascerão futuramente. As larvas são alimentadas com insetos capturados pela rainha e pelas operárias. O ninho é construído de madeira mastigada misturada com saliva.
A Vespa crabro já foi muito perseguida por ser considerada extremamente agressiva e foi levada quase à extinção. Atualmente, é considera uma praga para apicultores, pois as abelhas são um dos seus alimentos favoritos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário