Marcadores

sábado, 5 de março de 2016

Gaio Azul

Acho que os amantes de beisebol vão gostar bastante dessa postagem.
Imagem retirada da Internet
Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Família: Corvidae
Gênero: Cyanocitta 
Espécie: Cyanocitta cristata

Este pássaro é encontrado no sul do Canadá e nos Estados Unidos a leste dos Estados Unidos. Seu habitat são as florestas, principalmente nas clareiras. Também é encontrado nas áreas suburbanas e parques.
É uma ave bem barulhenta, agressiva e territorial. Frequentemente, disputa com outras aves por alimento e território. Migra para locais mais quentes quando o inverno está próximo. É onívoro. Alimenta-se de frutas, nozes, ratos, rãs e ovos de  aves. Também rouba comida de outras aves. Estoca alimento para uso futuro. É um animal muito inteligente. Para abrir nozes, segura com as patas e  as quebra com o bico.
Forma casais fixos para a vida inteira. A reprodução ocorre de março a julho. Constrói seu ninho com cascas de árvores, gravetos, folhas e grama. A fêmea põe 6 ovos por vez, com período de incubação de 17 a 18 dias. Ambos os pais participam da criação dos filhotes, que se tornam independentes aos 3 meses. Tornam-se adultos com um ano de idade. A expectativa de vida é de cerca de 17 anos. O gaio azul não está ameaçado de extinção.

Curiosidades;

  • O  nome do gaio azul em inglês é "blue jay". Ele é o mascote do time de beisebol canadense "Toronto Blue Jays".


Nenhum comentário:

Postar um comentário