Marcadores

domingo, 20 de março de 2016

Capivara

Nova série, desta vez intitulada "Animais Mascotes dos Esportes".
Imagem retirada da Internet

Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Mamíferos
Ordem: Rodentia
Família: Caviidae
Gênero: Hydrochoerus 
Espécie: Hydrochoerus hydrochaeris

Este enorme roedor é tipicamente sul-americano. É encontrado no Brasil, Venezuela, Colômbia, Uruguai e Argentina. Seu habitat são as áreas alagadas e pântanos.
Gosta de áreas onde a água é de fácil acesso. Vive em grupos de até 30 indivíduos, liderados por um macho dominante, que também é responsável pela proteção de seu território. Viver em grupo é importante para sua sobrevivência. É uma ótima nadadora, mas também se movimenta muito bem em terra. É herbívora. Alimenta-se de grama, grãos, nozes, sementes, cascas de árvores, folhas e frutas.
Reproduz-se durante o ano todo. O macho dominante reproduz-se com as fêmeas do seu grupo. Cada fêmea pode gerar de 2 a 8 filhotes, num período de gestação de 150 dias. Os filhotes tornam-se independentes aos 12 meses e adultos aos 18 meses de idade. Sua longevidade é de cerca de 6 anos.
A capivara não está ameaçada de extinção.

Curiosidades:
  • A capivara é caçada para obtenção de carne e pele. Segundo os católicos, sua carne pode ser consumida em alternativa à carne bovina e suína, na Quaresma. Segundo alguns líderes, a capivara, sendo um animal aquático, teria a carne semelhante ao peixe.
  •  Em meados de 2008, as lagoas da Universidade de Viçosa, em Minas Gerais, foram ocupadas por mais de 100 capivaras.  Os animais se reproduziam rapidamente e com eles trouxeram carrapatos. A solução foi um projeto de esterilização das capivaras e combate aos carrapatos. Assim, a capivara tornou-se o mascote do time de futebol americano da Universidade de Viçosa, o UFV Capivaras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário