Marcadores

quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Pinguim Gentoo

Imagem atualizada.
Nova série! Dessa vez intitulada "Pinguins das Malvinas". Espero que gostem!
Imagem retirada de "O Mundo dos Animais", Editora Nova Cultural

Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Aves
Ordem: Sphenisciformes
Família; Spheniscidae
Gênero: Pygoscelis 
Espécie: Pygoscelis papua

Também é conhecido como pinguim de papua. É o terceiro maior pinguim conhecido. É encontrado no Hemisfério Sul.  Sua maior população localiza-se nas Ilhas Malvinas. Seu habitat é próximo à costa.
É um animal diurno. Passa a maior parte do dia na água. É um excelente nadador. Alimenta-se de peixes, moluscos e crustáceos.
Os pinguins gentoo formam grandes colônias e são muito territoriais. A reprodução normalmente inicia-se entre junho a agosto ou termina entre outubro e novembro. As aves formam casais fixos durante a época de reprodução. Cabe ao macho escolher o melhor lugar para construção do ninho. Assim que um local propício é encontrado, o macho chama a fêmea e juntos constroem um ninho de pedras empilhadas. São postos de 1 a 3 ovos por vez, com período de incubação de 34 a 35 dias.  Os filhotes são cuidados por ambos os pais. Após a estação de reprodução, o casal se separa. Os pinguins gentoo não formam casais fixos para a vida inteira. As aves só são fiéis aos parceiros durante a respectiva estação de reprodução.
A longevidade  é de cerca de 13 anos. Felizmente, não está ameaçado de extinção.

Um comentário: