Marcadores

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Lagartixa de Areia da Namíbia


Para conhecer um parente próximo, clique aqui

Imagem retirada de "O Fascinante Mundo Animal", IMP Online

Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Répteis
Ordem: Squamata
Família: Gekkonidae
Gênero: Pachydactylus
Espécie: Pachydactylus rangei

Esta espécie de lagartixa é encontrada na África, mais precisamente na Namíbia, Angola e África do Sul. Seu habitat são os desertos e dunas costeiras.
A lagartixa de areia da Namíbia é uma animal noturno. Durante o dia, fica dentro de tocas cavadas na areia. Sempre mantém o corpo e cauda levantados para que fiquem afastados da areia quente de seu habitat. Além disso, possui patas grandes com membranas entre os dedos que lhe permitem caminhar sobre a areia sem afundar. Alimenta-se de insetos e aranhas, que caça à noite.
A reprodução da lagartixa de areia da Namíbia ocorre de abril a maio. O macho atrai a fêmea através de gritos e ruídos característicos. A fêmea põe apenas dois ovos por vez, com período de incubação de cerca de oito semanas. A mãe toma conta dos filhotes por um curto período de tempo. A longevidade é de aproximadamente 5 anos.
A lagartixa de areia da Namíbia ainda não está ameaçada de extinção, pois tem pouco contato com o ser humano. Porém, pode correr risco de extinção devido ao aumento da atividade mineira, num futuro próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário