Marcadores

sexta-feira, 12 de junho de 2015

Zibelina

Mais uma postagem da série "Martas com Estilo".


Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Mamíferos
Ordem: Carnivora
Família: Mustelidae
Gênero: Martes
Espécie: Martes zibellina

A zibelina é encontrada no norte da Ásia, desde a Sibéria até a China. Seu habitat são a floresta de taiga e as montanhas.
É um animal diurno e de hábitos solitários. Consegue andar facilmente pela neve. Tem o olfato muito apurado. Possui fortes garras e dentes afiados. Normalmente, alimenta-se carne. Suas presas habituais são ratos, esquilos, ovos de aves, pequenos pássaros e peixe. Em períodos de escassez de presas, alimenta-se de frutas e nozes. Em condições extremas, estoca alimento em sua toca.
O macho marca seu território com urina. Na época da reprodução, trava violentas batalhas com outros machos pelo direito de acasalar com as fêmeas. O acasalamento ocorre normalmente na primavera, porém a fêmea só fica prenha cerca de oito meses depois. A gestação dura de 250 a 300 dias. São gerados de 1 a 7 filhotes por vez. A mãe cuida sozinha dos filhotes. Os pequenos tornam-se adultos por volta dos dois anos de idade. A longevidade é de cerca de 15 anos.
A zibelina já foi muito caçada por causa de sua pele. Hoje em dia, muitas delas são criadas em cativeiro para a utilização da pele, o que tornou sua população selvagem estável. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário