Marcadores

terça-feira, 2 de junho de 2015

Camaleão Comum

Imagem retirada de "O Fascinante Mundo Animal", IMP Online

Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Répteis
Ordem: Squamata
Família: Chamaeleonidae
Gênero: Chamaeleo
Espécie: Chamaeleo chamaeleon

O camaleão é um réptil bem conhecido. A espécie descrita aqui é encontrada na Jordânia, Síria, Arábia Saudita, norte da África, sul da Espanha, Sri Lanka e Índia. Seu habitat são as florestas tropicais, temperadas e áreas de vegetação rasteira.
Essencialmente arborícola, o camaleão é um ótimo escalador graças aos seus dedos fundidos e cauda preênsil. Além disso, é um animal bastante territorial. Defende ferozmente seu território de invasores. Fato conhecido é que pode mudar sua cor de acordo com o ambiente, para evitar ser visto e se defender de predadores. Alimenta-se de insetos, aranhas e outros pequenos invertebrados. Ocasionalmente, come pequenos vertebrados. Utiliza-se de seus olhos que giram independentemente para localizar sua presa. Uma vez localizada, os dois olhos fixam o olhar na vítima e sua língua longa e pegajosa, num rápido lance, captura suas presa.
Na época do acasalamento, cada macho defende um território. As fêmeas se deslocam livremente pelos territórios dos machos. A corte se dá pela mudança de tonalidade das cores do macho e da fêmea. A futura mãe faz seu ninho num buraco no chão. São postos de 10 a 50 ovos por vez. O período de incubação de 5 a 11 meses. A longevidade do camaleão é de 4 a 7 anos. 
Felizmente, o camaleão não está ameaçado de extinção.

Curiosidades:

  • O camaleão é bastante conhecido pelo fato de poder mudar de cor. Para isso, usa cromatóforos (células pigmentares) especiais. O ambiente em redor tem grande influência na mudança de cor, porém outros fatores como estado de humor e luminosidade também são muito importantes. Além disso, usa sua mudança de cor para se comunicar com os outros indivíduos da espécie.
  • De acordo com algumas lendas africanas, o camaleão seria um mensageiro do diabo e teria sido criado juntando-se partes de outros animais. Teria cauda de macaco, pele de crocodilo e língua de sapo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário