Marcadores

domingo, 24 de agosto de 2014

Vira-bosta


Imagem retirada da Internet


Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Família: Icteridae
Gênero: Molothrus
Espécie: Molothrus bonariensis

Recebe seu nome popular devido ao seu hábito de "fuçar" as fezes de gado à procura de sementes mal digeridas. Também é conhecido como chupim, engana tico-tico, godero e outros nomes. Seu habitat são paisagens abertas como campos, pastos, parques e jardins. É encontrado em todo o Brasil e na América do Sul, exceto Cordilheira dos Andes.
Alimenta-se de sementes e insetos.  Aprende a frequentar comedouros artificiais de aves, catar migalhas em locais públicos e a seguir arados à procura de minhocas e outros animais. É considerado uma praga agrícola principalmente nos arrozais do sul do Brasil.
Reproduz-se de julho a dezembro. É uma espécie que não constrói ninho. Utiliza os ninhos de outras aves para criar seus filhotes. Põe de 4 a 5 ovos por vez, um em cada ninho de ave parasitada. Os ovos do vira-bosta são geralmente de cores extremamente parecidas com os ovos das aves hospedeiras. O período de incubação dos ovos do vira-bosta é de 11 a 12 dias, alguns dias a menos que das aves parasitadas. Os filhotes do vira-bosta são criados pelos "pais adotivos", como se fossem seus próprios filhotes. São conhecidas pelo menos 55 espécies de aves que são parasitadas pelo vira-bosta.

Curiosidades: 

  • Seu nome científico significa "pássaro de Buenos Aires que luta pela atenção dos pais".

Nenhum comentário:

Postar um comentário