Marcadores

quinta-feira, 19 de junho de 2014

Peixe Leão

Imagem retirada de "O Fascinante Mundo Animal", IMP Online

Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Osteichthyes
Ordem: Scorpaeniformes
Família: Scorpaenidae
Gênero: Pterois 
Espécie: Pterois volitans

O peixe leão é encontrado nas áreas costeiras quentes e rasas do Oceano Índico e Pacífico. Pode também ser encontrado nos recifes de coral dessas regiões.
É um peixe venenoso. Possui 18 espinhos venenosos distribuídos nas barbatanas peitorais e anais. O veneno está concentrado na base de cada espinho. Utiliza-se de seus espinhos para se defender dos inimigos. É um feroz predador de hábitos noturnos. É muito voraz. Possui uma boca enorme  que consegue engolir suas presas inteiras. Suas vítimas habituais são outros peixes, crustáceos e outros invertebrados marinhos. 
Vive solitário ou em pequenos grupos. Torna-se adulto aos 18 meses de idade. Reproduz-se durante todo o ano. A fêmea e o macho se juntam próximo à superfície e executam uma breve execução de corte. Após isso, a fêmea libera os ovos que são rapidamente fertilizados pelo macho. São postos cerca de 2000 ovos, que formam uma espécie de massa gelatinosa. Após um período de incubação de 24 a 36 horas, os ovos dão origem aos filhotes que se alimentam de plâncton. O peixe leão viver até 16 anos em cativeiro.
Apesar de ser muito apreciado como peixe de aquário e  ser usado em alguns países como alimento, o peixe leão não está ameaçado de extinção.


Curiosidades:
  • O peixe leão foi introduzido no Oceano Atlântico. Por ser muito voraz e se reproduzir rapidamente, tem dizimado muitas das espécies nativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário