Marcadores

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Polvo de Anéis Azuis

Imagem retirada de "O Fascinante Mundo Animal", IMP Online
 Classificação:
Filo: Moluscos
Classe: Cephalopoda
Ordem: Octopoda
Família: Octopodidae
Gênero: Hapalochlaena

O polvo de anéis azuis vive nas águas dos Oceanos Índico e Pacífico, desde o sul do Japão até a Austrália, a cerca de 30 metros de profundidade. Seu habitat são as águas costeiras e recifes de coral. 
Passa a maior parte do dia escondido em orifícios nas rochas. Durante a noite, sai para caçar. Agarra suas presas usando seus tentáculos e utiliza seu bico em forma de ferrão para injetar sua saliva venenosa, que paralisa os músculos de sua vítima. Também é  um animal canibal, isto é, devora os indivíduos da sua própria espécie. É um dos poucos polvos venenosos conhecidos. Os anéis azuis de seu corpo servem para alertar seus inimigos de que é um animal venenoso.
O acasalamento ocorre à distância. O macho usa um tentáculo modificado para inserir o esperma e fecundar a  fêmea. Esta põe cerca de 30 ovos. Ela morre após a eclosão deles. As larvas inicialmente são planctônicas. Assim que crescem tornam-se pelágicas. Os machos vivem dois anos e as fêmeas apenas seis meses.
Pelas suas belas cores, é muito apreciado por aquaristas. Isso pode comprometer o futuro do animal e ameaçá-lo de extinção.

Curiosidades:
  • Os aborígenes do norte da Austrália consideram o polvo de anéis azuis um animal sagrado. Consideram-no a forma terrestre das estrelas da constelação de Plêiades. Para eles, os anéis do corpo do polvo são as próprias estrelas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário