Marcadores

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Baleia Jubarte

Imagem retirada de "O Mundo dos Animais", Editora Nova Cultural

Filo: Cordados
Classe: Mamíferos
Ordem: Cetacea
Família: Balaenopteridae
Gênero: Megaptera
Espécie: Megaptera novaeangliae

Conhecida também como baleia corcunda ou baleia de bossas, é uma espécie cosmopolita. É encontrada em todos os oceanos do mundo. As maiores populações encontram-se atualmente no noroeste do Oceano Atlântico. 
Prefere viver em águas pouco profundas. Durante o verão, migra para as regiões polares para se alimentar de pequenos crustáceos conhecidos como krill. Assim como a baleia azul, filtra seu alimento usando estruturas conhecidas como "barbas". Também se alimenta de pequenos peixes. Durante o inverno, migra para regiões de águas mais quentes para se reproduzir e dar à luz ao filhote. Durante a migração e o período de reprodução as baleias jubarte passam por um jejum. Seu período de gestação é de 11 meses. O filhote é amamentado pela mãe durante cerca de um ano. O leite é rico em gordura. A baleia jubarte torna-se adulta por volta dos 4 anos de idade e pode viver mais de 60 anos.
Apesar de sua caça ter sido proibida em 1966, a baleia jubarte ainda continua ameaçada de extinção.

Curiosidades:
  • Seu nome científico significa "grandes asas" e "Nova Inglaterra", fazendo referência ao local onde foi descrita pela primeira vez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário