Marcadores

terça-feira, 4 de junho de 2013

Baleia Azul

Imagem retirada de "O Mundo dos Animais", Editora Nova Cultural

Classificação:
Reino Animal
Filo: Cordados
Classe: Mamíferos
Ordem: Cetacea
Família: Balaenopteridae
Gênero: Balaenoptera
Espécie: Balaenoptera musculus

A baleia azul é a maior espécie de baleia que existe atualmente. Além disso, é o maior mamífero que já existiu e o maior animal do planeta. É encontrada principalmente nos oceanos Pacífico Norte e Atlântico Norte até a Antártida.
Esse animal colossal alimenta-se apenas de zooplâncton, que filtra através de estruturas conhecidas como "barbas". Seu principal alimento é o krill, uma minúscula espécie de camarão. Para se alimentar, a baleia nada entre um cardume de krill, engolindo grande quantidade de água. Quando se alimenta, as "barbas", funcionam como um filtro, mantendo a comida dentro da boca, enquanto a  água que foi engolida é expelida.
Em geral, é um animal solitário, juntando-se em pares apenas na época do acasalamento, que ocorre no inverno. Dá à luz a apenas um filhote, num período de gestação de 11 a 12 meses. A baleia azul torna-se adulta aproximadamente aos sete anos de idade. Pode viver entre 25 a 100 anos.
Apesar de ser uma espécie protegida atualmente, a baleia azul encontra-se ameaçada de extinção devido à caça indiscriminada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário