Marcadores

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Jararaca Ilhoa

Foto atualizada. Tirada no Zoológico de São Paulo.



Classificação:
Reino Animal
Filo: Cordados
Classe: Répteis
Ordem: Squamata
Família: Viperidae
Gênero: Bothropoides
Espécie: Bothropoides insularis

Esta serpente peçonhenta é endêmica da Ilha de Queimada Grande, há 33 quilômetros da costa da região de Itanhaém, litoral sul do Estado de São Paulo, no Brasil. Seu bioma original é a Mata Atlântica. São encontradas sobre a vegetação da mata e no chão. São animais ativos tanto durante o dia quanto à noite. Os adultos se alimentam basicamente de pássaros migratórios. Os filhotes alimentam-se de anfíbios, lagartos e centopeias. Os adultos são mais frequentemente encontrados do que os filhotes. De acordo com estudos de especialistas, deve-se à baixa taxa de natalidade.
O acasalamento ocorre no outono e início do inverno, entre março e julho. Os filhotes nascem no verão. A ninhada é de até 10 filhotes.
Atualmente foram encontradas poucas fêmeas prenhes no seu habitat. O declínio da população deve-se às queimadas e tráfico ilegal de animais. Infelizmente, a jararaca ilhoa está criticamente ameaçada de extinção.

Curiosidades:

  • Em 2011, ocorreu o nascimento de um filhote de jararaca ilhoa no Instituto Butantan, em São Paulo. Houve uma enquete para decidir o nome do filhote. O animal foi batizado de Yubá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário