Marcadores

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Suindara



Imagem retirada de "O Fascinante Mundo Animal", IMP Online

Classificação:
Reino Animal
Filo: Cordados
Classe: Aves
Ordem: Strigiformes
Família: Tytonidae
Gênero: Tyto
Espécie: Tyto alba

A suindara também é conhecida como "coruja das torres" ou "coruja de igreja". Deve os nomes populares ao hábito de construir seus ninhos em campanários, torres e outras habitações humanas. São encontradas em todos os continentes, exceto na Antártida. Vivem numa grande variedade de habitats, mas preferem espaços abertos em climas quentes e temperados.
São aves noturnas que possuem excelente audição. Utilizando-se da audição e de um voo rápido e silencioso, caçam pequenos animais sobretudo roedores. Também atacam pequenas aves.
Procriam durante a primavera nas regiões temperadas e durante todo ano nos trópicos. Quando as suindaras acasalam, formam casais para a vida toda. Fazem seus ninhos em uma cavidade oca, que pode ser numa construção humana ou mesmo num oco de árvore. Geralmente são postos de 4 a 7 ovos, com período de incubação de 33 dias. Podem viver até dez anos.
No século passado, a suindara teve um declínio em sua população devido à influência humana e envenenamento de suas presas. Hoje em dia, é uma espécie protegida, pois é útil ao homem porque se alimenta de roedores, que são considerados daninhos. Atualmente, sua população se mantém estável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário