Marcadores

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Cuco


A partir dessa semana, os comentários deste blog e da Arca dos Extintos serão moderados, ou seja, sujeitos à minha aprovação antes de serem publicados nos respectivos blogs. Comentários ofensivos e sem nexo não serão tolerados. Quer participar do blog? Identifique-se e seja educado. Também prefiro que evitem comentários anônimos.
Imagem retirada de "O Fascinante Mundo Animal", IMP Online

Classificação:
Reino Animal
Filo: Cordados
Classe: Aves
Ordem: Cuculiformes
Família: Cuculidae
Gênero: Cuculus
Espécie:  Cuculus canorus

Durante o verão, o cuco habita toda a Europa e Ásia, desde a Península Ibérica até o Japão. Durante os meses de inverno, migra para a África, a sul do Saara, e para as regiões do sul da Ásia. Seu habitat são as florestas temperadas e bosques de coníferas. Alimenta-se de lagartas e outros insetos.
O cuco é uma espécie conhecida por ser um “parasita de ninhos”, isto é, utiliza de outras aves para a criação de seus filhotes.
Os cucos acasalam-se na primavera. A fêmea põe um único ovo no ninho de uma ave menor, que tende a fugir ao perceber que um cuco se aproxima. Rapidamente, a fêmea do cuco põe no lugar de um dos ovos da ave hospedeira, um ovo geralmente bem parecido em tamanho e cor. A incubação o ovo do cuco dura 12 dias. Em contrapartida, os ovos das espécies hospedeiras, demoram 13 a 15 dias para chocar. Assim, o filhote do cuco nasce primeiro. Poucas horas depois de nascer o filhote do cuco joga para fora do ninho os ovos da ave hospedeira. Se já tiverem eclodido, joga também os filhotes do hospedeiro.
Utiliza-se de uma artimanha curiosa para conseguir bastante comida: seu piar é extremamente rápido e enganador. Para os pais “adotivos” é como se houvessem muitos filhotes no ninho. Assim, o filhote do cuco tem todo alimento e o ninho para si, crescendo bastante e rapidamente.
Um cuco pode viver aproximadamente 15 anos.

Curiosidades:
  • O naturalista Charles Darwin publicou certa vez que o cuco evoluiu para ser “parasita de ninhos” porque isso seria uma estratégia para poupar energia e conseguir se sobressair sobre outras espécies.


Nenhum comentário:

Postar um comentário