Marcadores

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Sapo Cururu


Imagem retirada de "O Fascinante Mundo Animal", IMP Online

Classificação:
Reino Animal
Filo: Cordados
Classe: Anfíbios
Ordem: Anura
Família: Bufonidae
Gênero: Bufo
Espécie: Bufo marinus

Esta é uma das maiores espécies de sapo conhecidas. É originalmente nativo da América do Sul tropical, mas foi introduzido em outros locais como Austrália e Filipinas. Seu habitat são as áreas costeiras, rios, lagos, pradarias, florestas tropicais e temperadas, áreas pantanosas, mangues e áreas urbanas.
É uma animal bem oportunista que se adapta bem a qualquer ambiente, graças à grande resistência e à capacidade de comer praticamente de tudo. Além disso, seu corpo é protegido por poderosas toxinas.
Geralmente se alimenta de insetos, moluscos, répteis, anfíbios, pequenos mamíferos e até carniça. Pode comer praticamente qualquer coisa que caiba dentro de sua boca. Até mesmo, indivíduos jovens da própria espécie.
Na época do acasalamento, o macho atrai a fêmea emitindo um chamado de elevada intensidade. As fêmeas geralmente escolhem os machos que têm os sons mais ruidosos e altos. Cada fêmea pode por cerca de 30 mil ovos. Os girinos que nascem, assim como os adultos também têm toxinas que os defendem de boa parte dos predadores. Aos dois anos de idade, tornam-s adultos. Um sapo cururu pode viver cerca de dez anos.

Curiosidades:
  • Em 1935, foram introduzidos na Austrália, 102 sapos a fim de combater os insetos que atacavam a cana-de-açúcar. Os sapos se reproduziram rapidamente e em pouco tempo tornaram-se pragas. Além disso, registrou-se um declínio da população dos predadores nativos, pois a maioria deles morriam em contato com os sapos, pois não eram inumes às toxinas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário