Marcadores

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Coelho


Feliz Páscoa a todos, com a postagem de hoje!
Imagem retirada de "O Mundo dos Animais", Editora Nova Cultural

Classificação:
Reino Animal
Filo: Cordados
Classe: Mamíferos
Ordem: Lagomorpha
Família: Leporidae
Gênero: Oryctolagus
Espécie: Oryctolagus cuniculus

O coelho, mesmo em estado selvagem, é dócil. Porém, os coelhos selvagens são mais desconfiados e assustadiços em comparação com os coelhos domésticos. Além disso, os exemplares selvagens têm hábitos noturnos e os domésticos são essencialmente diurnos.
É um animal herbívoro que se alimenta de uma infinidade de plantas, raízes e frutos. Rói também cascas de árvores. Pode ser encontrado em praticamente todo o globo.
Os coelhos selvagens vivem em tocas, dentro de colônias chefiadas por um macho dominante. É um animal conhecido pela sua capacidade de reprodução. Uma fêmea pode ter até sete ninhadas por ano, cada uma com quatro a doze filhotes. A gestação é de 26 a 30 dias. Os filhotes nascem cegos, surdos e sem pelos. Abrem os olhos mais ou menos aos 11 dias de idade. Podem viver aproximadamente quatro anos em estado selvagem e até dez anos em cativeiro.
Pode dar saltos de mais de 3 metros de distância e alcançar uma velocidade de  30 km/h.

Curiosidades:
  • Em muitos países do mundo, como a Austrália, a capacidade de se reproduzir rapidamente, aliada à quantidade de alimento abundante e falta predadores, tornou o coelho uma praga. As autoridades têm tentado muitos meios diferentes para lidar com a praga.. A mais eficiente tem sido a introdução de vírus mortais às populações de coelhos.
  • O coelho é associado à fertilidade, pela sua alta capacidade de reprodução.

Links:
Diferenças entre roedores e lagomorfos
Diferenças entre coelhos e lebres

Nenhum comentário:

Postar um comentário