Marcadores

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Pato Mandarim


Continuando a série dos "Animais do Ubuntu"... Estarei postando hoje o animal correspondente à versão 6.06. Mas, como existem inúmeras espécies de patos, o assunto da postagem de hoje será uma das mais belas.
Imagem retirada de "O Fascinante Mundo Animal", IMP Online
Classificação:
Reino Animal
Filo: Cordados
Classe: Aves
Ordem: Anseriformes
Família: Anatidae
Gênero: Aix
Espécie: Aix galericulata

O pato mandarim é uma das mais belas espécies de patos que existem no mundo. Seu habitat são os cursos de água doce e suas margens da China, Japão e Rússia. É encontrado também no norte da Europa, pois, muitas vezes, escapou de parques nacionais. Alimenta-se de plantas aquáticas, sementes, frutas, caracóis, insetos e pequenos peixes.
Geralmente vivem em pares e forma casais para a vida toda. Há quem diga que se um companheiro se afasta ou morre, o sobrevivente dá profundos sinais de tristeza. Põe de 8 a 12 ovos num ninho às margens de um curso d'água. O período de incubação é de aproximadamente 30 dias. Vive de 12 a 25 anos.
A fêmea e o macho apresentam dimorfismo sexual. O macho adulto possui cores bem vivas em sua plumagem na época da reprodução e a fêmea adulta possui uma cor acinzentada nesta época. Os indivíduos jovens possuem cores semelhantes às fêmeas adultas. Os machos voltam a ter a cor acizentada em outras épocas do ano.
Os patos mandarins não estão ameaçados de extinção, mas podem entrar em risco por causa da poluição dos cursos de água.

Curiosidades:
  • No Oriente, era comum presentear os casais recém-casados com um casal dessas belas aves, para desejar-lhes boa sorte no casamento.
  • A versão 6.06 do Ubuntu, sistema operacional relacionado ao Linux, foi apelidada pelos seus desenvolvedores de "O Pato Estiloso" (The Dapper Drake).

Nenhum comentário:

Postar um comentário