Marcadores

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Límulo

Imagem retida de "O Fascinante Mundo Animal", IMP Online

Classificação
Reino Animal
Filo: Artrópodes
Classe: Merostomata
Ordem: Xiphosura
Família: Limulidae
Gênero: Limulus
Espécie: Limulus polyphemus

Este animal também é conhecido como caranguejo ferradura. Apesar de seu nome popular, seus parentes mais próximos são os escorpiões. Seu corpo é coberto por uma "armadura"(concha dura) que protege seus órgãos internos, muito sensíveis. De tempos em tempos troca de concha para crescer. Seu habitat são as águas costeiras, mares e oceanos desde a costa leste da América do Norte até a península de Yucatan. Alimenta-se de moluscos, peixes mortos e algas. Aves marinhas são predadoras de seus ovos.
Os límulos procriam durante as marés altas da primavera e início do verão. Os adultos migram até a costa para desovarem.  A fêmea põe cerca de oitenta mil ovos, com período de incubação de até 30 dias. As larvas tornam-se adultas por volta dos 9 anos de idade. Pode viver até 18 anos.
Felizmente o límulo não se encontra em perigo de extinção, mas a destruição de seu habitat pode torná-lo uma espécie em perigo de extinção.

Curiosidades:
  • O límulo é utilizado em pesquisas científicas. Proteínas encontradas em seu sangue são usadas para testar remédios e vacinas e para garantir que os fármacos não estão contaminados com agentes que possam comprometer a saúde das pessoas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário