Marcadores

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Tubarão Branco


Imagem retirada de "O Fascinante Mundo Animal", IMP Online
 Classificação:
Reino Animal
Filo: Cordados
Classe: Chondrichthyes
Ordem: Lamniformes
Família: Lamnidae
Gênero: Carcharodon
Espécie: Carcharodon carcharias

O tubarão branco é um dos maiores peixes predadores marinhos. No seu ambiente, é o topo da cadeia alimentar. Seu habitat são os oceanos temperados e tropicais de todo o mundo. Alimenta-se de mamíferos marinhos como focas e leões marinhos, e também de peixes e golfinhos. Capta suas presas através de ondas elétricas e também pelo olfato muito aguçado. Pode sentir uma gota de sangue a quilômetros.
É uma espécie ovovivípara, isto é, seus filhotes são gerados a partir de ovos e posteriormente “dão a luz”, depois de um período de aproximadamente um ano. Gera apenas um filhote por vez, pois este, ainda dentro do corpo da mãe, alimenta-se dos ovos que gerariam seus irmãos, num processo conhecido como oofagia. Pode viver até 40 anos. Infelizmente, esse formidável predador encontra-se em risco de extinção.

Curiosidades:
  • O tubarão não gosta de carne humana, pois esta não possui muita gordura. Acredita-se que quando humanos são atacados, foram confundidos com animais marinhos.
  • Possui várias fileiras de dentes em sua boca. Os dentes de trás vão se erguendo à medida que os dentes que estão na frente caem.
 Links:

Nenhum comentário:

Postar um comentário