Marcadores

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Piranha Vermelha

Devido à onda de ataques de piranhas a pessoas no Piauí, este peixe será o tema desta postagem.

Imagem retirada de "O Fascinante Mundo Animal", IMP Online


Classificação:
Reino Animal
Filo: Cordados
Classe: Osteichthyes
Ordem: Cypriniformes
Família: Characidae
Gênero: Pygocentrus
Gênero: Pygocentrus nattereri

À primeira vista, a piranha não parece um peixe perigoso, pois é um peixe pequeno. Mas o verdadeiro perigo está nos dentes extremamente afiados, no fato de viverem em cardumes numerosos e ser  um peixe extremamente voraz. Há quem diga que podem devorar uma vaca em apenas alguns minutos.
A piranha vermelha vive em rios e lagos no norte e no centro da América do Sul, incluindo a região amazônica, a bacia do rio São Francisco e Rio Paraná. É a espécie mais comum. Alimenta-se de outros peixes, anfíbios, aves e mamíferos. É considerada a mais agressiva das espécies de piranha.
Por incrível que pareça, a mãe piranha é extremamente zelosa e protetora no cuidado com os ovos. Pode pôr cerca de mil ovos com período de incubação de aproximadamente 9 dias. Pode viver cerca de dez anos.
Piranhas tem sido um grande problema em rios onde não existem tucunarés e traíras, que são predadores dos ovos da piranha. Outros predadores da piranha são jacarés e garças.

Curiosidades:
  • Seu nome tem origem no tupi-guarani, língua dos indígenas brasileiros. Significa literalmente “peixe cortante”.
  • Em algumas regiões do Brasil existe o “boi de piranha”, que é uma prática adotada pelos criadores de gado. Quando precisam atravessar um rio infestado por piranhas, eles escolhem algum animal que seja velho ou esteja doente e o colocam na água. Enquanto as piranhas devoram o boi escolhido, os demais fazem a travessia sem dificuldade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário